top of page
ESTAMPAS EUCALOL

VIAJANDO PELO BRASIL

      Seguindo o modelo das estampas "Liebig" que faziam enorme sucesso na Europa, surgiram no Rio de Janeiro, na década de 50, as "Estampas Eucalol". Eram estampas colecionáveis impressas em papel cartão no tamanho 6x9, que vinham junto ao sabonete Eucalol, trazendo diversos temas sobre o Brasil e o mundo. 

      Um dos temas foi a série "Viajando Pelo Brasil", com ilustrações produzidas pelo artista plástico Percy Lau em forma de figurinhas coloridas. Todas vinham acompanhados de textos explicativos no verso com a descrição sobre cada tema. Para essa série, foram representados 6 estampas com motivos regionais de cada estado brasileiro. 

      Nas estampas foram abordados elementos típicos da vasta diversidade cultural do Brasil, dentre eles: Vegetação, tipos humanos, hábitos, costumes e crenças da população. Além das mais variadas raízes e manifestações culturais de cada região do Brasil.

      Uma curiosidade é que na época o Rio de Janeiro ainda era considerado Distrito Federal e, por esse motivo, teve uma representação extra como Distrito Federal e Rio de Janeiro.

SERGIPE

kindpng_1044491.png
kindpng_1044491.png
92 - Vaqueiro do Nordeste.jpg

VAQUEIRO DO NORDESTE

“O sertanejo é antes de tudo, um forte”. Assim definiu Euclides da Cunha, em “Os Sertões” essa figura máscula e rija do homem do interior nordestino. Com sua roupa e botas de couro, seu lado e seu cavalo, ninguém o supera na rude e perigosa vida da caatinga, em tôrno das boiadas. Esse o vaqueiro típico de Sergipe e do Nordeste do Brasil”.

94 - Arrastão.jpg

ARRASTÃO

“No litoral de Sergipe é uma cena típica a dos pescadores estendendo e recolhendo as redes de arrastão na pesca dos mais variados e conhecidos peixes, tão férteis em nosso litoral”.

95_-_Proscisão.jpg

PROCISSÃO

“A procissão religiosa é uma das mais vivas tradições populares do Brasil. A devoção do povo enche as Igrejas e a imagem sai em procissão acompanhada pelos romeiros que cumprem as suas promessas e demonstram sua fé. A procissão remonta a época dos primeiros sacerdotes chegados ao Brasil”.

93 - Vaqueiro do Nordeste.jpg

BALSA

“No Rio São Francisco, que cruza o Estado de Sergipe, as balsas são conhecidas nos seus vai e vem contínuos, subindo e descendo os afluentes do grande rio, com suas coberturas de couro”

96 - Festa Sertaneja.jpg

FESTA SERTANEJA

“No sertão, quando não há sêca, os roçados dão boa colheita e isto é motivo para que os sertanejos improvisem festas simples, inocentes mas cheias de grande encantamento. Há noivados, danças e cânticos aos quais não podem faltar os “desafios”.

97 - Moradia Flutuante.jpg

MORADIA FLUTUANTE

“No Rio S. Francisco há ocasiões em que as balsas se tranformam em verdadeiras moradias encostadas nas margens do grande rio semanas a fio e às vêzes durante muitos meses”.

bottom of page