ESTAMPAS EUCALOL
VIAJANDO PELO BRASIL
Seguindo o modelo das estampas "Liebig" que faziam enorme sucesso na Europa, surgiram no Rio de Janeiro, na década de 50, as "Estampas Eucalol". Eram estampas colecionáveis impressas em papel cartão no tamanho 6x9, que vinham junto ao sabonete Eucalol, trazendo diversos temas sobre o Brasil e o mundo.
Um dos temas foi a série "Viajando Pelo Brasil", com ilustrações produzidas pelo artista plástico Percy Lau em forma de figurinhas coloridas. Todas vinham acompanhados de textos explicativos no verso com a descrição sobre cada tema. Para essa série, foram representados 6 estampas com motivos regionais de cada estado brasileiro.
Nas estampas foram abordados elementos típicos da vasta diversidade cultural do Brasil, dentre eles: Vegetação, tipos humanos, hábitos, costumes e crenças da população. Além das mais variadas raízes e manifestações culturais de cada região do Brasil.
Uma curiosidade é que na época o Rio de Janeiro ainda era considerado Distrito Federal e, por esse motivo, teve uma representação extra como Distrito Federal e Rio de Janeiro.
SÃO PAULO
CAFÉ
“Com uma produção estimada em oito à nove milhões de sacos, S. Paulo é o maior produtor de café do mundo. As primeiras plantações de café no Est. de S. Paulo datam de 1727. Seus cafezais imensos, suas fazendas magníficas, marcaram para sempre a paisagem paulista.”
FUNDIÇÃO DE AÇO
“O parque industrial do Estado de S. Paulo é o maior da América do Sul. No grande estado bandeirante, a indústria da fundição do aço está em pleno desenvolvimento e é do desenvolvimento crescente da fundição do aço que poderemos ter mais locomotivas, mais estradas de ferro, mais tratores, mais máquinas, enfim.”
“Uma cultura que está merecendo especial atenção no Estado de S. Paulo, é a dos pomares. S. Paulo produz mil e uma variedade de frutas. A cultura do abacaxi, por exemplo, tem merecido atenção redobrada e sua produção que já é bem grande promete ser ainda maior.”
ABACAXI
“O Estado de S. Paulo, é o mais rico do Brasil. Sua indústria é muito grande e sua agricultura a mais adiantada do País. Dia à dia o paulista amplia os setores de sua atividade, nos centros urbanos e rurais, num trabalho permanente para o progresso do Brasil.”
AÇUCAR
“Santos, grande cidade paulista fundada por Braz Cubas em 1536, possui um porto que é um dos maiores da América, pelo seu movimento desusado. É lá que se fazem os embarques do café produzido em S. Paulo, sendo muito grande o trabalho da estiva na sua faina de carregar e descarregar os grandes transatlânticos.”
DOCAS DE SANTOS
“O Estado de S. Paulo, famoso pela sua produção de café, algodão, milho e arroz, é também um dos maiores produtores de feijão, o prato predileto do brasileiro. Desde o plantio até a colheita e o transporte, a cultura do feijão emprega milhares de trabalhadores em todo o estado.”