top of page
ESTAMPAS EUCALOL

VIAJANDO PELO BRASIL

      Seguindo o modelo das estampas "Liebig" que faziam enorme sucesso na Europa, surgiram no Rio de Janeiro, na década de 50, as "Estampas Eucalol". Eram estampas colecionáveis impressas em papel cartão no tamanho 6x9, que vinham junto ao sabonete Eucalol, trazendo diversos temas sobre o Brasil e o mundo. 

      Um dos temas foi a série "Viajando Pelo Brasil", com ilustrações produzidas pelo artista plástico Percy Lau em forma de figurinhas coloridas. Todas vinham acompanhados de textos explicativos no verso com a descrição sobre cada tema. Para essa série, foram representados 6 estampas com motivos regionais de cada estado brasileiro. 

      Nas estampas foram abordados elementos típicos da vasta diversidade cultural do Brasil, dentre eles: Vegetação, tipos humanos, hábitos, costumes e crenças da população. Além das mais variadas raízes e manifestações culturais de cada região do Brasil.

      Uma curiosidade é que na época o Rio de Janeiro ainda era considerado Distrito Federal e, por esse motivo, teve uma representação extra como Distrito Federal e Rio de Janeiro.

PIAUÍ

kindpng_1044491.png
kindpng_1044491.png
56 - Pescadores.jpg

PESCADORES

“Como em todos os Estados do litoral, também no Piauí, na região dos “cocais” os pescadores enfrentam o mar, para a pescaria. Distanciam-se da terra em frágeis embarcações e voltam horas e horas mais tarde trazendo os mais variáveis peixes. Os velhos pescadores tem, quase sempre, histórias bonitas para contar e que passam de geração em geração encantando a petizada.”

55 - Bananeiros.jpg

BANANEIROS

“A produção da banana aumenta todos os anos e ela é cultivada em todos os Estados do Brasil. No Piauí é um quadro típico a plantação das bananeiras com a colheita e o transporte das bananas.”

58_-_Músicos_Caipiras.jpg

MÚSICOS CAIPIRAS

“Também no sertão do Piauí, o sertanejos apanham suas violas, sanfonas ou violões para as festas com os “desafios”, quando o cantor tira versos de improviso e que são respondidos pelo outro cantador. Essas festas são muito apreciadas e duram muitas horas”

57 - Correio_Carteiro.jpg

CORREIO

“Trata-se do carteiro, tipo característico do Interior, que percorre estradas, vilas, sítios distantes para levar uma carta, um jornal, uma revista!... É o mensageiro da civilização. Com chuva ou sol, lá se vai o carteiro pela estrada aguardado festivamente nas vilas e povoados por todos àqueles que esperam uma carta,... uma notícia!...”

60 - Carnaubáis.jpg

CARNAÚBA

“ A carnaúba é a grande riqueza do Piauí. Ela produz uma cera que cobra as folhas da palmeira e que empregada em várias indústrias. A madeira é utilizada em pequenas construções. Os frutos constituem uma parte considerável da alimentação do povo. A exportação da cêra de carnaúba é de grande importância econômica para o Piauí.”

59 - Bois Mansos de Cela.jpg

BOIS MANSOS DE SELA

“ No Piauí, a criação de gado é também importante. Os costumes do povo, em torno da lida do gado, são pitorescos. O transporte mais usual, é o boi. Montar num boi manso e percorrer léguas e léguas é um hábito dos sertanejos.”

bottom of page