ESTAMPAS EUCALOL
VIAJANDO PELO BRASIL
Seguindo o modelo das estampas "Liebig" que faziam enorme sucesso na Europa, surgiram no Rio de Janeiro, na década de 50, as "Estampas Eucalol". Eram estampas colecionáveis impressas em papel cartão no tamanho 6x9, que vinham junto ao sabonete Eucalol, trazendo diversos temas sobre o Brasil e o mundo.
Um dos temas foi a série "Viajando Pelo Brasil", com ilustrações produzidas pelo artista plástico Percy Lau em forma de figurinhas coloridas. Todas vinham acompanhados de textos explicativos no verso com a descrição sobre cada tema. Para essa série, foram representados 6 estampas com motivos regionais de cada estado brasileiro.
Nas estampas foram abordados elementos típicos da vasta diversidade cultural do Brasil, dentre eles: Vegetação, tipos humanos, hábitos, costumes e crenças da população. Além das mais variadas raízes e manifestações culturais de cada região do Brasil.
Uma curiosidade é que na época o Rio de Janeiro ainda era considerado Distrito Federal e, por esse motivo, teve uma representação extra como Distrito Federal e Rio de Janeiro.
PERNAMBUCO
MARACATÚ
“Quem não conhece em Pernambuco o “Maracatú”? São os ranchos carnavalescos que bailam ao som de tambores e outros instrumentos acompanhando uma “rainha” que conduz na ponta de um bastão uma bonequinha ricamente adornada”.
CANA DE AÇUCAR
“Desde de 1502, no tempo do Brasil-colônia que se cultiva a cana de açúcar. Na época da casa grande, e da senzala, das feitorias e depois já nos velhos engenhos, produzia-se açúcar. Hoje, Pernambuco é o maior centro produtor de açúcar do país.”
FRÊVO
“O Frêvo é uma dança tipicamente de Pernambuco e uma das mais ricas e humanas criações da dança brasileira. No carnaval do Recife o Frêvo empolga a população e dança-se animadamente na ruas e nos salões, nos clubes e cordões. Entre estes existe um muito conhecido: os “Pás Douradas”.
TRANSPORTE DE TOMATES
“A produção de tomates em Pernambuco, movimenta hoje uma indústria nova e muito desenvolvida. Além da cana de açúcar e dos tecidos, a indústria de tomates para conserva é uma fonte economica para a balança comercial de Pernambuco. A época da colheita do tomate é um acontecimento marcante na vida do interior pernambucano”.
RECIFE
“Recife, fundada no século 16, é a “Veneza Brasileira” com as suas pontes, suas igrejas e seu passado da época do domínio Holandês. Hoje Recife é uma cidade moderna, com inúmeras fábricas e um pôrto movimentadíssimo, sendo considerada a Metrópole do Nordeste.”
MUCAMBO
“Mucambos são moradias tôscas nos subúrbios de Olinda e Recife, tais como os barracões e as casas de sapé. Seus moradores são operários, pescadores e sertanejos e estão localisados em áreas sujeitas as marés. Todavia, aos poucos, Pernambuco vai fazendo desaparecer os mucambos e não tardará o dia em que tais moradias não mais existam no Brasil”.