top of page
ESTAMPAS EUCALOL

VIAJANDO PELO BRASIL

      Seguindo o modelo das estampas "Liebig" que faziam enorme sucesso na Europa, surgiram no Rio de Janeiro, na década de 50, as "Estampas Eucalol". Eram estampas colecionáveis impressas em papel cartão no tamanho 6x9, que vinham junto ao sabonete Eucalol, trazendo diversos temas sobre o Brasil e o mundo. 

      Um dos temas foi a série "Viajando Pelo Brasil", com ilustrações produzidas pelo artista plástico Percy Lau em forma de figurinhas coloridas. Todas vinham acompanhados de textos explicativos no verso com a descrição sobre cada tema. Para essa série, foram representados 6 estampas com motivos regionais de cada estado brasileiro. 

      Nas estampas foram abordados elementos típicos da vasta diversidade cultural do Brasil, dentre eles: Vegetação, tipos humanos, hábitos, costumes e crenças da população. Além das mais variadas raízes e manifestações culturais de cada região do Brasil.

      Uma curiosidade é que na época o Rio de Janeiro ainda era considerado Distrito Federal e, por esse motivo, teve uma representação extra como Distrito Federal e Rio de Janeiro.

kindpng_1044491.png

MINAS GERAIS

kindpng_1044491.png
44 - Manganês.jpg

MANGANÊS

“O manganês é um mineral metálico de grande aplicação para as ligas de ferro, cobre e níquel na Indústria. O Brasil é o maior produtor de manganês do Mundo, e Minas Gerais é o maior centro da produção brasileira, principalmente na região de Lafaiete.”

43 - Mineração de Ouro.jpg

MINERAÇÃO DO OURO

“A mineração do ouro vem da “época das minas gerais” nos primeiros anos do Brasil. A maior mina do Brasil é a de Morro Velho, no estado de Minas Gerais, que contribui com mais de 8% da produção de ouro do país.”

46 - Pampulha_Minas.jpg

PAMPULHA - MINAS

“Belo Horizonte, capital do Estado de Minas, foi construída em fins do século 19 e inaugurada em 1897. está situada a 920 metros de altitude, gozando de um clima excelente. De um traçado perfeito Belo Horizonte possui locais agradabilíssimos como a Pampulha, com sua lagoa e seu Cassino, como se poderá ver na gravura do verso, com vista geral da cidade.”

45 - Catando Diamante.jpg

CATANDO DIAMANTES

“A produção de diamantes é muito antiga no estado de Minas Gerais. O norte do Estado, Diamantina, Serro e Grão Mogol, é o grande centro produtor. Do Estado de Minas têm surgido diamantes que valem milhões de cruzeiro.”

48_-_Grutas_Calcáreas.jpg

GRUTAS CALCÁREAS

“As grutas calcáreas do S. Francisco são curiosas e variadas, com seus múltiplos formatos. As mais famosas são a de Maquine, que é muito bonita e a da Lagoa Santa, onde o sábio dinamarquês Lund, descobriu os mais antigos vestígios do nome pré-histórico na América.”

47 - Ouro Preto.jpg

OURO PRETO

“Antiga capital de Minas, Vila Rica, é hoje um patrimônio artístico e colonial do Brasil. Berço de Marília e Dirceu, cidade dos sobrados coloniais, da igrejas e da Escola de Minas, Ouro Preto é uma relíquia do nosso passado.”

bottom of page