ESTAMPAS EUCALOL
VIAJANDO PELO BRASIL
Seguindo o modelo das estampas "Liebig" que faziam enorme sucesso na Europa, surgiram no Rio de Janeiro, na década de 50, as "Estampas Eucalol". Eram estampas colecionáveis impressas em papel cartão no tamanho 6x9, que vinham junto ao sabonete Eucalol, trazendo diversos temas sobre o Brasil e o mundo.
Um dos temas foi a série "Viajando Pelo Brasil", com ilustrações produzidas pelo artista plástico Percy Lau em forma de figurinhas coloridas. Todas vinham acompanhados de textos explicativos no verso com a descrição sobre cada tema. Para essa série, foram representados 6 estampas com motivos regionais de cada estado brasileiro.
Nas estampas foram abordados elementos típicos da vasta diversidade cultural do Brasil, dentre eles: Vegetação, tipos humanos, hábitos, costumes e crenças da população. Além das mais variadas raízes e manifestações culturais de cada região do Brasil.
Uma curiosidade é que na época o Rio de Janeiro ainda era considerado Distrito Federal e, por esse motivo, teve uma representação extra como Distrito Federal e Rio de Janeiro.
MATO GROSSO
BOIADEIRO
“ Mato Grosso tem na criação do gado sua maior riqueza. Na região da Vacaria as pastagens são muito ricas. O Estado de mato Grosso possue um rebanho bovino calculado em mais de três milhões de cabeças e seu rebanho eqüino é estimado em meio milhão.”
NAVEGAÇÃO EM MATO GROSSO
“Mato Grosso é um Estado que possue vasta distribuição de rios que vão engrossas as águas do Prata e do Amazonas. A navegação a vapor, a vela, a remo e a vara cresce diariamente sendo que as duas ultimas são as mais comuns para o transporte de cargas e passageiros.”
CAÇA À ONÇA
"Mato Grosso possui imensas florestas, cerradas, algumas indevassáveis e desconhecidas para o homem civilizado. Nas caçadas pela mata virgem o homem corre o risco do encontro com as onças cujas peles são bonitas, sem dúvida, mas que poucos sabem como são difíceis de obter."
CARRO DE BOI NO ATOLEIRO
“Também em Mato Grosso, um dos meios de transporte mais conhecido e usado no interior, é o clássico carro de bois. Andando vagarosamente, chiando, vão êles atravessando lamaçais e pântanos, palmilhando picadas e caminhos pedregosos sem se deterem e cumprindo airosamente sua missão.”
ÍNDIOS NOS ENGENHOS
“Os bororós, índios que habitam as margens do Jururu, em Mato Grosso tecem panos e redes com fibras de tucum e caroá e possuem pequena lavoura. Agora, ao contado com a civilização começam a trabalhar nos engenhos de açúcar que estão surgindo no grande Estado brasileiro.”
CORUMBÁ
"Corumbá, uma das mais importantes cidades de Mato Grosso, foi fundada em 1774. É o porto mais importante do rio Paraguai, cuja navegação se distribui por várias regiões e é feita por navios brasileiros, argentinos e Paraguaios que fazem, assim, o intercâmbio por tôda a imensa região do alto Paraguai."