top of page
ESTAMPAS EUCALOL

VIAJANDO PELO BRASIL

      Seguindo o modelo das estampas "Liebig" que faziam enorme sucesso na Europa, surgiram no Rio de Janeiro, na década de 50, as "Estampas Eucalol". Eram estampas colecionáveis impressas em papel cartão no tamanho 6x9, que vinham junto ao sabonete Eucalol, trazendo diversos temas sobre o Brasil e o mundo. 

      Um dos temas foi a série "Viajando Pelo Brasil", com ilustrações produzidas pelo artista plástico Percy Lau em forma de figurinhas coloridas. Todas vinham acompanhados de textos explicativos no verso com a descrição sobre cada tema. Para essa série, foram representados 6 estampas com motivos regionais de cada estado brasileiro. 

      Nas estampas foram abordados elementos típicos da vasta diversidade cultural do Brasil, dentre eles: Vegetação, tipos humanos, hábitos, costumes e crenças da população. Além das mais variadas raízes e manifestações culturais de cada região do Brasil.

      Uma curiosidade é que na época o Rio de Janeiro ainda era considerado Distrito Federal e, por esse motivo, teve uma representação extra como Distrito Federal e Rio de Janeiro.

ESPÍRITO SANTO

kindpng_1044491.png
kindpng_1044491.png
118 - Madeira.jpg

MADEIRA

“Uma das indústrias mais desenvolvidas no Espírito Santo, é a da madeira. Em S. Matheus, por exemplo, as serrarias e a extração de madeira constituem uma grande indústria. Tronco enormes de madeira de qualidade superior são abatidos e depois preparados seguem para os seus destinos.”

120 - Marmore.jpg

MÁRMORE

“O Estado do Espírito Santo possue grandes jazidas de mármore, de superior qualidade. Chegará o dia, quando essa indústria estiver desenvolvida, que veremos com orgulho o nosso mármore revestindo os nossos edifícios, os nossos templos e os nossos monumentos. ”

122 - Mosteiro da Penha.jpg

MOSTEIRO DA PENHA

“A gravura do verso reproduz o velho e tradicional Convento da Penha, em Vila Velha, antiga capital, situada, defronte a cidade de Vitória, moderna capital do Estado. Situado no alto da colina, o Convento da Penha domina o panorama de Vitória.”

119 - Cais de Minerio.jpg

CAIS DO MINÉRIO

"A indústria siderúrgica está em seu início. Possuindo as maiores jazidas de ferro, do Mundo, em, Minas e no Espírito Santo, poude ser iniciada a indústria siderúrgica brasileira que conta com as grandes usinas de Volta Redonda. Para dar escoamento ao minério, teve o pôrto de Vitória de ser remodelado para comportar um novo cais preparado especialmente para tal fim."

121 - Mata Mosquito.jpg

MATA MOSQUITO

“No Vale do Rio Doce as obras de saneamento se fizeram sentir de maneira altamente significativa no combate a malária e outras doenças. Os “guardas de Saúde” conhecidos como “Mata Mosquitos” desenvolvem permanentemente uma campanha enérgica contra os focos localizando-os e extinguindo-os, prestando assim um inestimável serviço às populações.”

117 - O vale do Rio doce.jpg

VALE DO RIO DOCE

“O vale do Rio Doce que se estende de Minas ao Espírito Santo possue fabulosas riquesas naturais. É o mundo do ferro e da mica, com suas florestas imensas e terras fertilíssimas.

Na gravura do verso, um posto de saúde, perto de Colatina, próspera cidade à margem do Rio Doce.”

bottom of page