top of page
ESTAMPAS EUCALOL

VIAJANDO PELO BRASIL

      Seguindo o modelo das estampas "Liebig" que faziam enorme sucesso na Europa, surgiram no Rio de Janeiro, na década de 50, as "Estampas Eucalol". Eram estampas colecionáveis impressas em papel cartão no tamanho 6x9, que vinham junto ao sabonete Eucalol, trazendo diversos temas sobre o Brasil e o mundo. 

      Um dos temas foi a série "Viajando Pelo Brasil", com ilustrações produzidas pelo artista plástico Percy Lau em forma de figurinhas coloridas. Todas vinham acompanhados de textos explicativos no verso com a descrição sobre cada tema. Para essa série, foram representados 6 estampas com motivos regionais de cada estado brasileiro. 

      Nas estampas foram abordados elementos típicos da vasta diversidade cultural do Brasil, dentre eles: Vegetação, tipos humanos, hábitos, costumes e crenças da população. Além das mais variadas raízes e manifestações culturais de cada região do Brasil.

      Uma curiosidade é que na época o Rio de Janeiro ainda era considerado Distrito Federal e, por esse motivo, teve uma representação extra como Distrito Federal e Rio de Janeiro.

kindpng_1044491.png

DISTRITO FEDERAL

kindpng_1044491.png
20 - Feira sob o Arcos.jpg

A FEIRA SOB O ARCOS DA LAPA

“Os Arcos, viaduto monumental que ligam o centro da cidade ao aprazível bairro de Santa Tereza, constituem um patrimônio histórico que ao Distrito Federal foi dado conservar. Ainda hoje existem tal como foram construídos.”

19 - Carnaval.jpg

CARNAVAL

“O Carnaval é a suprema festa popular do carioca. Para assisti-lo chegam ao Rio todos os anos centenas de turistas. As escolas de samba, os préstitos dos grandes clubes carnavalescos, os ranchos e o corso constituem acontecimentos do carnaval carioca que não há palavras que possa descrevê-los.”

22_-_Flá_x_Flu.jpg

FLA X FLU

“O Futebol é outra grande paixão do carioca. Não há bairro que não possua os seus clubes perfeitamente organizados. O jogo mais clássico do campeonato carioca, é sem dúvida, Fluminense x Flamengo, chamado de o “clássico das multidões”. É tão tradicional esse jogo que algumas vezes os dois clubes têm disputado partidas em outros Estados, atendendo a insistentes pedidos”.

21 - Escola de Samba.jpg

ESCOLA DE SAMBA

“As escolas de samba são pequenas e típicas sociedades carnavalescas que existem nos morros do Rio. Muitas são perfeitamente organizadas dispondo de Diretores escolhidos em eleições nem sempre pacificamente realizadas. Possuem seus mestres de canto, suas pastoras e seu conjunto característico de cuícas e tamborins e delas têm saído grandes sambas que conservam a melhor tradição de Noel Rosa e Sinhô, dois dos maiores poetas do samba.”

23 - Festa da Penha.jpg

FESTA DA PENHA

“As festas da Penha constituem uma tradição na vida carioca. Consiste na romaria a igreja situada no alto do morro e cujo acesso se faz por uma escada de 365 degraus. Há grandes festas em louvor a “Santa Padroeira” e todos os anos são sem conta o número de romeiros que vão pagar suas promessas por graças obtidas.”

24 - Aeroporto Santos Dumont.jpg

AEROPORTO SANTOS DUMOND

“Um dos Aeroportos de maior movimento no Mundo, é o de Santos Dumont, localizados na Ponta do Calabouço, na Baía da Guanabara. Dotado de instalações moderníssimas, amplas, tem ainda a rodear-lhe um magnífico e variado cenário de belezas naturais.”

bottom of page