ESTAMPAS EUCALOL
VIAJANDO PELO BRASIL
Seguindo o modelo das estampas "Liebig" que faziam enorme sucesso na Europa, surgiram no Rio de Janeiro, na década de 50, as "Estampas Eucalol". Eram estampas colecionáveis impressas em papel cartão no tamanho 6x9, que vinham junto ao sabonete Eucalol, trazendo diversos temas sobre o Brasil e o mundo.
Um dos temas foi a série "Viajando Pelo Brasil", com ilustrações produzidas pelo artista plástico Percy Lau em forma de figurinhas coloridas. Todas vinham acompanhados de textos explicativos no verso com a descrição sobre cada tema. Para essa série, foram representados 6 estampas com motivos regionais de cada estado brasileiro.
Nas estampas foram abordados elementos típicos da vasta diversidade cultural do Brasil, dentre eles: Vegetação, tipos humanos, hábitos, costumes e crenças da população. Além das mais variadas raízes e manifestações culturais de cada região do Brasil.
Uma curiosidade é que na época o Rio de Janeiro ainda era considerado Distrito Federal e, por esse motivo, teve uma representação extra como Distrito Federal e Rio de Janeiro.
CEARÁ
BAIANAS E ACARAJÉ
“As baianas verdadeiras, com suas vestimentas policrômicas, turbantes e panos da costa, chinelinhas e balangandans, constituem o tipo mais característico da terra do Senhor do Bomfim. São uma nota pitoresca as pretas velhas mercando o “acarajé”, “o vatapá”, o “caruru”, o “mungunzá” e outras comidas tipicamente baianas.”
IGREJA DO PAÇO
“Em Salvador há inúmeras igrejas, cada qual mais bonita. Salvador é a cidade dos primeiros governadores, padres e das “mães-pretas”, que ajudavam a criar os filhos do “Sinhô branco” e que a tradição ainda conserva. No quarto centenário da Bahia, pelas ruas de Salvador desfilaram tipos e cenas características desses quatro séculos de civilização, revividos com a mais absoluta perfeição.”
BAIANAS E ACARAJÉ
“O cacau é uma das grandes riquezas da Bahia que é o segundo produtor de cacau do mundo. A região do cacau é Ilhéus e Itabuna. O comércio do cacau dá um grande movimento aos portos de Ilhéus e Salvador.”
IGREJA DO PAÇO
“Salvador, capital da Bahia, é uma cidade de gloriosas tradições. Com seu casario colonial, suas baianas de torso e batas rendadas; seus dois elevadores que servem a “cidade alta” e a “cidade baixa”; suas procissões do Senhor do Bomfim e suas comidas típicas e saborosas, Salvador é uma das cidades mais queridas dos brasileiros.”
BAIANAS E ACARAJÉ
“O fumo baiano de excepcional qualidade é considerado como um dos senhores do mundo. A indústria do fumo é uma das grandes fontes de renda do Estado e há, em pleno desenvolvimento inúmeras fábricas de charutos.”
IGREJA DO PAÇO
“As pretas velhas, tipos representativos das baianas que nós conhecemos, com seus torsos de renda, suas figas de guiné, turbantes e saias de cores vistosas, são as “rainhas” dos “candomblés” ou as “cambonas” preferidas pelos “pais de Santo” nos terreiros onde se desenvolvem os rituais de magia negra.”