top of page
ESTAMPAS EUCALOL

VIAJANDO PELO BRASIL

      Seguindo o modelo das estampas "Liebig" que faziam enorme sucesso na Europa, surgiram no Rio de Janeiro, na década de 50, as "Estampas Eucalol". Eram estampas colecionáveis impressas em papel cartão no tamanho 6x9, que vinham junto ao sabonete Eucalol, trazendo diversos temas sobre o Brasil e o mundo. 

      Um dos temas foi a série "Viajando Pelo Brasil", com ilustrações produzidas pelo artista plástico Percy Lau em forma de figurinhas coloridas. Todas vinham acompanhados de textos explicativos no verso com a descrição sobre cada tema. Para essa série, foram representados 6 estampas com motivos regionais de cada estado brasileiro. 

      Nas estampas foram abordados elementos típicos da vasta diversidade cultural do Brasil, dentre eles: Vegetação, tipos humanos, hábitos, costumes e crenças da população. Além das mais variadas raízes e manifestações culturais de cada região do Brasil.

      Uma curiosidade é que na época o Rio de Janeiro ainda era considerado Distrito Federal e, por esse motivo, teve uma representação extra como Distrito Federal e Rio de Janeiro.

AMAZONAS

kindpng_1044491.png
kindpng_1044491.png
102 - O seringueiro.jpg

SERINGUEIROS

“Seringueiro é o tipo característico da Amazônia. Com sua machadinha golpeia as seringueiras, crava nos cortes as tijelinhas para recolher o leite. O líquido extraído (latex) depois de coagular toma, então, o nome de borracha.”

100 - Comboio de Gaiolas.jpg

NAVIO GAIOLA

“O “gaiola” é um navio típico da Amazônia, mixto de passageiros e carga. Sobem e descem os rios sempre lotados e os passageiros armam suas redes em qualquer parte, entre bois, macacos e passarinhos!... O “gaiola” maior chama-se “chata” ou “vaticano.”

98_-_Arpoadores_de_jacaré.jpg

ARPOADORES DE JACARÉ

“À margem dos rios, na selva Amazônica, os caboclos vivem da caça e da pesca.Com o arpão, apanham o jacaré cuja carne acham excelente e cuja pele vendem na casa de comércio mais próxima ou a bordo dos navios.”

101 - Frutos Regionais.jpg

FRUTOS REGIONAIS

“A Amazônia é a terra dos frutos bonitos, gostosos e de nomes exquisitos: Piquiá, bacurí, tucumã, marajá e outros. Esses frutos são a nota decorativa dos mercados de Manaus e agradam aos viajantes pelo seu aroma e sabor.”

103 - Teatro de Manaus.jpg

TEATRO DE MANAUS

“Ainda hoje existe em Manaus o belo teatro “Amazonas” construído em 1907, na chamada época do “ouro negro” quando a borracha era produzida somente na Amazônia e atinge a preços extraordinários. Para a inauguração do teatro, vieram da Europa famosas companhias teatrais.”

99 - Comboio de Canoas.jpg

COMBOIO DE CANOAS

“No Amazonas, as pequenas embarcações a remo, chamam-se “montarias”, e, cobertas com um toldo rústico viajam nos grandes rios. No rio negro, comboio de canoas dirigem-se para Manaus, capital do Estado, e que se abastece de frutos e leite dos sítios visinhos. ”

bottom of page