top of page
ESTAMPAS EUCALOL

VIAJANDO PELO BRASIL

      Seguindo o modelo das estampas "Liebig" que faziam enorme sucesso na Europa, surgiram no Rio de Janeiro, na década de 50, as "Estampas Eucalol". Eram estampas colecionáveis impressas em papel cartão no tamanho 6x9, que vinham junto ao sabonete Eucalol, trazendo diversos temas sobre o Brasil e o mundo. 

      Um dos temas foi a série "Viajando Pelo Brasil", com ilustrações produzidas pelo artista plástico Percy Lau em forma de figurinhas coloridas. Todas vinham acompanhados de textos explicativos no verso com a descrição sobre cada tema. Para essa série, foram representados 6 estampas com motivos regionais de cada estado brasileiro. 

      Nas estampas foram abordados elementos típicos da vasta diversidade cultural do Brasil, dentre eles: Vegetação, tipos humanos, hábitos, costumes e crenças da população. Além das mais variadas raízes e manifestações culturais de cada região do Brasil.

      Uma curiosidade é que na época o Rio de Janeiro ainda era considerado Distrito Federal e, por esse motivo, teve uma representação extra como Distrito Federal e Rio de Janeiro.

kindpng_1044491.png

AMAPÁ

kindpng_1044491.png
111 - Caça ao jacaré.jpg

CAÇA AO JACARÉ

“Quem sabe si você não usa um bonito sapato de crocodilo sem saber que é de jacaré da Amazônia? Entre os vários processos de caçar jacaré, há um muito interessante e perigosíssimo: o caboclo fica escondido num galho de árvore sôbre o rio. Quando o jacaré passa, o caboclo cai sôbre êle que em geral se assusta e levanta a cabeça. É então laçado rapidamente com uma corda e arrastado até à margem do rio.”

113_-_Barracão.jpg

BARRACÃO

“No Território do Amapá, os armazéns situados à margem dos rios chamam-se “Barracões”. Diariamente chegam ao Barracão dezenas de “montarias” (pequenas embarcações) do interior, para vender frutos e objetos. Em troca, os canoeiros e viajantes adquirem desde a fazenda até o fumo.”

112 - Saneamento.jpg

SANEAMENTO

“A obra de saneamento é indispensável áqueles que querem povoar o Amapá. Por isso, são muito bemquistos naquela região os “guarda-sanitários”, dos Postos de Saúde. Cuidando da saúde dos habitantes e saneando a região êles contribuem para o desenvolvimento de tão rica e bonita região do nosso querido Brasil.”

110 - Garimpeiro.jpg

GARIMPEIRO

“Garimpeiros são homens que trabalham na procura dos diamantes. Existem em quase todo o Brasil. São homens que vêm de longe, viajam dias e dias, enfrentam doenças, feras e muitos perigos em busca dos córregos dos rios onde vão catar as pedras com que poderão enriquecer, um dia. No território do Amapá os diamantes atraem centenas de homens que ali permanecem meses e anos tentando obter fortuna.”

116 - Tantalite.jpg

TANTALITE

“Tantalite é um mineral metálico de grande utilidade para a indústria. No Brasil já são produzidas mais de 200 toneladas por ano. No Território do Amapá existem grandes reservas de Tantalite que já estão sendo exploradas e sua produção, dentro em breve, será um ponto alto na economia do território.”

115 - Buritizal.jpg

BURITIZAL

“Buriti é uma palmeira cujos frutos vermelhos e graúdos produz uma bebida deliciosa. Das fibras dessa palmeira tecem-se cordas magníficas. Na paisagem amazônica – em todo o Amapá, por exemplo – os buritizais oferecem uma decoração na grande mata virgem e ribeirinha.”

bottom of page