ESTAMPAS EUCALOL
VIAJANDO PELO BRASIL
Seguindo o modelo das estampas "Liebig" que faziam enorme sucesso na Europa, surgiram no Rio de Janeiro, na década de 50, as "Estampas Eucalol". Eram estampas colecionáveis impressas em papel cartão no tamanho 6x9, que vinham junto ao sabonete Eucalol, trazendo diversos temas sobre o Brasil e o mundo.
Um dos temas foi a série "Viajando Pelo Brasil", com ilustrações produzidas pelo artista plástico Percy Lau em forma de figurinhas coloridas. Todas vinham acompanhados de textos explicativos no verso com a descrição sobre cada tema. Para essa série, foram representados 6 estampas com motivos regionais de cada estado brasileiro.
Nas estampas foram abordados elementos típicos da vasta diversidade cultural do Brasil, dentre eles: Vegetação, tipos humanos, hábitos, costumes e crenças da população. Além das mais variadas raízes e manifestações culturais de cada região do Brasil.
Uma curiosidade é que na época o Rio de Janeiro ainda era considerado Distrito Federal e, por esse motivo, teve uma representação extra como Distrito Federal e Rio de Janeiro.
ALAGOAS
CANOA DE PESCADOR
"Embora um dos menores, Alagoas é um dos Estados mais povoados. Suas lagoas são numerosas e nelas se pesca o “sururú”, prato típico da terra."
NAVEGAÇÃO FLUVIAL
“O Rio S. Francisco é o melhor caminho do interior do Brasil, com os seus 3.161 metros, ligando vilas, povoados, cidades e Estados. Entre as inúmeras quedas d’água que existem em seu curso, destaca-se a famosa cachoeira de Paulo Afonso destinada a cumprir importante missão no destino do Brasil”.
CAATINGA
“No sertão, o viajante depara com grandes extensões de terra coberta por um mato ralo, árvores raquíticas, plantas cheias de espinhos. É a caatinga, terra batida pelo sol, sem sombra e sem água, difícil de atravessar nas viagens que só os sertanejos sabem fazer com a sua resistência privilegiada”.
CANGAÇO
“Cangaço, é a vida de bandoleiros e jagunços malfeitores do Interior do Brasil. Entre eles destacou-se a figura de Virgolino, conhecido como “Lampeão” e cujo nome era uma legenda de terror. Sua história é triste e deve ser esquecida. Resistindo à polícia, Lampeão foi morto no interior de Alagoas.”
CORDÃO
“Em Maceió, capital de Alagoas, o frêvo é também a dança do povo, como o samba é tipicamente a dança do carioca. O carnaval de Alagoas é muito afamado e nele há cordões, de fantasias indígenas, maracatus, ranchos, etc. A gravura do verso nos mostra um cordão de fantasias indígenas com reis e rainhas dançando animadamente”.
MERCADO DE PENEDO
"Penedo, à margem esquerda do S. Francisco, é uma cidade de tradições históricas. Foi fundada na época do domínio holandês. Penedo possue em desenvolvimento crescente, as indústrias de fiação, tecelagem, cortume, sabão; óleo; além de importante criação de gado. Seu mercado é dos mais fartos e variados."